sexta-feira, 26 de junho de 2009

Merenda justa e sustentável

Por Alan Boccato

Agora é lei.

Os produtos da agricultura familiar deverão fazer parte do cardápio da alimentação escolar. A Lei nº 11.947, de 16 de Junho de 2009 determina que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE (http://www.fnde.gov.br/), no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.
Isto significa que em 2009 do total de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE (R$ 2,02 bilhões), pelo menos R$ 600 milhões irão para a agricultura familiar.
Além de beneficiar os produtos agrícolas oriundos da agricultura familiar, é também uma grande oportunidade para fortalecer os produtos da sociobiodiversidade, visto que de acordo com a Lei nº 11.326 de 24 de julho de 2006, as populações extrativistas também são enquadradas como agricultor familiar e empreendedor familiar rural.
Assim, a alimentaçlão escolar irá contribuir para o uso dos florestas em pé sendo um reforço ao combate ao desmatamento, pois elas fornecem quantidades significativas de alimentos, como castanha-do-Brasil, pequi, açaí, babaçú, bacuri, pinhão, dentre muitos outros.
A lei prioriza que a aquisição dos alimentos deva ser dos assentamentos da reforma agrária, dos povos indígenas e comunidades quilombolas. Outro fato importante é que a aquisição poderá ser realizada dispensando-se o procedimento licitatório, desde que os preços sejam compatíveis com os vigentes no mercado local.

*Link para a lei http://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11947.htm

Campanha Saco é um Saco

por Rogério Wong

Ministério do Meio Ambiente lança campanha pela redução do uso de sacolas plásticas com apoio do Wal-Mart



Inté mais vê

sábado, 13 de junho de 2009

Sarau da V.I.D.A.(6) - Sobre as Intervenções

por Rogério Wong

Complementando o I Sarau da V.I.D.A. teremos diversas intervenções culturais, seguem pequenos textos sobre cada uma delas.

Os 4 Elementos:


“O meio ambiente não existiria se não existisse os 4 elementos, trata-se de representar espiritualmente, a criação da Terra, da Água, da Luz e do Ar. A junção destes quatro elementos formou a Vida. Como música de fundo utilizamos a canção “Faz Chover”, que fortalece a mensagem da apresentação e a completa formando um nascimento. A expressão dos corpos envolve a apresentação com sensibilidade e emoção.”

Adeildo Messias


Identidades:

“A performance Identidades da Companhia de Teatro 6/4 é uma criação coletiva do grupo a partir de um exercício de expressão corporal com objetivos de exteriorização de sentimentos e descobertas pessoais. A performance visa estabelecer um diálogo do corpo com o espaço através de linhas imaginárias que os jovens delimitam na sua trajetória. A presença marcante do indivíduo e sua expressão traz a sensibilização e remete a poesia do momento. O grupo formado por jovens do Centro da Juventude Zona Leste e Centro Histórico tem idades que variam entre 14 aos 19 anos, alguns desde 2007 realizam a oficina de teatro. Essa apresentação no Sarau da V.I.D.A. marca o início das atividades do grupo com esse elenco cuja formação é: Adriano Bispo; Rosimeire; Diana Martins; Josy Ferrero; Dany S; Paloma Cristina; Graci Rodrigues, Bruna Félix; Alessandro Cosme; Jennifer e Sol. A direção artística é de Jeanice Ferreira.”

Jeanice Ferreira

As Múltiplas Faces de um Poeta:

“Pretendo fazer uma performance poética (espetáculo lítero-artístico), onde interpretarei poesias minhas e de outros poetas como Fernando Pessoa, Castro Alves, Mayakoviski; acompanhado de fundo musical.Também levarei uma coletânea de versos que acabei de escrever em defesa do Meio Ambiente chamados de VERSOS VERDES, para que pessoas da platéia possam fazer a leitura.”

Peílton Sena

Para quem não conhece Peilton Sena é formado em Letras pela UniSantos e pós-graduado em Educação pelo Unilus; poeta, escritor, ator, declamador, membro da Academia Santista de Letras, autor dos livros Momentos(1995) e A Força dos Versos(2008) - verbete na Enciclopédia da Literatura Brasiliera Contemporânea - com trabalhos publicados em antologias, revistas e jornais do país.


Danças Circulares:

“Danças Circulares são basicamente danças de roda, recolhidas de diferentes partes do mundo em diferentes períodos. Existem danças muito antigas que vão passando de geração para geração e outras coreografadas recentemente. O que caracteriza essas danças é o espírito comunitário que elas promovem. Podem ser danças para celebração ou saudação.”

Fonte: http://www.anhembi.br/dancascirculares/proposta.htm


Lembrando:, a programação das Intervenções será: "Os 4 Elementos" (dia 13/06), "Identidades" (dia 20/06), "As Multiplas Faces de um Poeta" (dia 27/06) e "Danças Circulares" (dia 04/07)

Inté lá pessoal...

Para saber mais o evento e consultar a programação cliquem aqui

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Sarau da V.I.D.A. (5) - Como Chegar

por Rogério Wong

Vindo de São Vicente - SP‎



Exibir mapa ampliado

1.Siga até a Av. Antônio Emmerick
2. Vá pela Antônio Emmerick até a divisa dos tambores
3.Continue na Av. Ns. de Fátima
4.Vire à direita na Av. Francisco Ferreira Canto
5.Vire à esquerda para permanecer na Av. Francisco Ferreira Canto
6.Vire à direita na Av. Eng. Gercino Hugo Caparelli
7.Vire à esquerda na R. Alan Ciber Pinto


Vindo do Centro de Santos



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1 Siga na direção oeste na R. João Pessoa em direção à R. Brás Cubas
2.Continue na R. Visc. de São Leopoldo
3.Curva suave à direita na Av. Pres. Getúlio Dornelles Vargas
4.Continue na Rod. Anchieta
5.Pegue a saída à esquerda em direção a Av. Ns. de Fátima
6.Curva suave à esquerda na Av. Ns. de Fátima
7.Vire à esquerda na Av. Francisco Ferreira Canto
8.Vire à esquerda para permanecer na Av. Francisco Ferreira Canto
9.Vire à direita na Av. Eng. Gercino Hugo Caparelli
10.Vire à esquerda na R. Alan Ciber Pinto


Vindo da Zona Leste de Santos


Exibir mapa ampliado

1.Siga na Av. Dr. Bernardino de Campos em direção à R. Carlos Gomes
2.Entre na R. Carlos Gomes direção Canal 1
3.Vire à esquerda na R. Alfredo Albertine
4.Vire à direita na Av. Dr. Moura Ribeiro
5.Vire à esquerda na R. Dr. Carvalho de Mendonça
6.Continue na Av. Pref. Dr. Antônio Manoel de Carvalho
7.Vire à direita para permanecer na Av. Pref. Dr. Antônio Manoel de Carvalho
8.Vire à direita para permanecer na Av. Pref. Dr. Antônio Manoel de Carvalho
9.Continue na R. Lucinda de Matos
10.R. Lucinda de Matos faz uma curva à esquerda e se torna R. Paulo Clemente Santini
11.Vire à direita na R. Manoel Pereira
12.Vire à esquerda na R. Torquato Dias
13.R. Torquato Dias faz uma curva à direita e se torna Alameda Pref. José Gomes
14.Vire à esquerda para permanecer na Alameda Pref. José Gomes
15.Curva suave à esquerda na Caminho São Jorge
16.Vire à esquerda na Av. Eng. Gercino Hugo Caparelli
17.Vire à esquerda na R. Alan Ciber Pinto

- Bom os ônibus municipais que passam próximo são os Circulares 13 (esse passa bem na esquina) e o 184.
- Já em relação aos Intermunipais, o melhor é pegar qualquer um e descer na Av. N.S. de Fátima em frente ao Banco do Brasil e seguir andando, é só perguntar pela Escola Gracinda Maria Ferreira, o Engenho fica ao lado.

Ufa!!! Mais detalhado que isso só desenhando(rsrsrs)

Inté mais vê (esperando que ninguém se perca)

Sarau da V.I.D.A. (4) - Na Internet

por Rogério Wong

Após a publicação do dia 06/06 (para quem ainda não viu clique aqui), hoje 10/06 publicamos mais uma nota (cliquem aqui para ler). Abaixo imagens das publicações.

Para achar esta primeira noticia, abra a página principal do IG, vá até "Minhas Notícias" e depois clique em "Meio Ambiente"










No caso de hoje faça o mesmo caminho, só que em vez de Meio Ambiente, clique em "Cultura e Diversão", e nesse tem imagens.









Inté mais vê pessoal.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sarau da V.I.D.A. (3) - O Evento

texto de Paulo Marco

A partir do dia 13 de junho, durante quatro sábados, a ONG V.I.D.A. e demais parceiros estarão promovendo o SARAU da V.I.D.A. no Engenho dos Erasmos. A programação consiste de filmes que promovem a reflexão sobre as questões socioambientais que serão antecedidos e sucedidos por intervenções culturais.
Vai ser uma grande oportunidade de vivenciar e se integrar.
Abaixo estão materiais para a divulgação. Quem puder retransmitir, imprimir (versão com menos fotos para evitar gasto de tinta) ou mesmo comentar com os amigos já estará colaborando. Sua presença será a maior contribuição para todos. Venha celebrar.
Saudações Ecológicas
Programação do evento:(cliquem na imagem para ampliar)


Folheto para imprimir:



Para saber como chegar ao local do evento cliquem aqui.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sarau da V.I.D.A. (2) - Sinopse dos Filmes

por Rogério Wong

Bom como os filmes são a veia principal do Sarau, falemos um pouquinho sobre eles.

A proposta é oferecer gêneros diferentes de filmes, onde o publico possa identificar-se com um ou mais gêneros, mostrando a diversidade que existe nessa forma de arte.

Primeiramente “La Belle Verte” (também conhecido como Turista Espacial), é uma comédia francesa da década de 90, onde vemos um exemplo do cinema europeu, em “Baraka”, observamos uma experiência de cinema não-verbal, sem diálogos, onde o expectador é levado a uma viagem em torno do planeta. Já “Uma Verdade Incoveniente” é um documentário com explicações e dados científicos, enquanto “Fim dos Tempos” é um filme com apelo mais hollywoodiano, do mesmo diretor de sexto-sentido.


Seguem sinopses dos filmes:

Baraka / Baraka - Um Mundo Através das Palavras (EUA, 1992 – 106 minutos)
Direção: Ron Fricke Música: Michael Stearns
Gênero: Filme Não-Verbal

Sinopse: Baraka é uma antiga palavra com significados em várias línguas que pode ser traduzida como benção ou como o sopro ou a essência da vida de onde se desencadeia o processo da evolução da vida. Baraka, através de uma turnê poética e transcendental em 24 países, em seis continentes do globo, é de tirar o fôlego. Ambientado ao som de ritmos vividos de vários rituais religiosos e ao próprio som da natureza, Baraka é a reprodução visual da ligação humana com a Terra. Ao visitar lugares tão diversificados como China, Brasil, Kuwait e a maior parte das paisagens dos EUA e da Europa, dentre outros países, Baraka captura não só a harmonia, mas também a calamidade existente na humanidade e na natureza. Entretanto, meras palavras não fazem jus ao filme – Baraka deve ser visto, sentido e vivido para ser compreendido.

The Happening / Fim dos Tempos (EUA, 2008 – 91 minutos)
Direção: M. Night Shyamalan
Gênero: Suspense

Sinopse: Tudo começa sem um aviso claro. Parece surgir do nada. Em questão de minutos, irrompem nas principais cidades americanas episódios de mortes arrepiantes e estranhas que desafiam a razão e surpreendem a mente por sua chocante capacidade de destruição. O que estará causando esse repentino e total colapso do comportamento humano? Será um novo tipo de ataque terrorista, uma experiência mal-sucedida, uma arma diabolicamente tóxica, um vírus fora de controle? Propaga-se pelo ar, pela água... Mas como?
Para Elliot Moore (Mark Wahlberg) professor de Ciências de um colégio da Filadélfia, o que mais importa é encontrar uma forma de escapar ao fenômeno misterioso e mortal. Embora ele e sua mulher Alma (Zooey Deschanel) estejam no auge de uma crise conjugal, eles pegam a estrada, primeiramente de trem, depois de carro, junto com um amigo de Elliot, o professor de matemática Jullian (John Leguizamo) e sua filha de 8 anos Jess (Ashlyn Sanchez), e seguem em direção às fazendas da Pennsylvania, onde esperam estar fora do alcance dos ataques. No entanto, logo fica claro que ninguém, e nenhum lugar,está a salvo. Esse fenômeno aterrorizante e invisível não pode ser vencido. Somente quando Elliot começa a descobrir a verdadeira natureza daquilo que os espreita lá fora e o que desencadeou essa força que ameaça o futuro da humanidade é que vislumbra uma ponta de esperança de que sua família possa escapar do que está acontecendo.


An Inconvenient Truth / Uma Verdade Inconveniente (EUA, 2006 – 100 minutos)
Direção: Davis Guggenheim
Gênero: Documentário

Sinopse: O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. O documentário é essencialmente uma versão em película do slide-show que Gore vem exibindo desde 1978 sobre a sistemática destruição do meio ambiente, devido ao dióxido de carbono preso na atmosfera terrestre. Segundo Gore, o debate está terminado. A comunidade científica concorda que o planeta está aquecendo e os responsáveis somos nós. Os efeitos têm sido e serão ainda mais catastróficos. Em sua palestra, Gore apresenta dados factuais que as calotas polares estão derretendo, o nível dos oceanos está subindo e o clima vem apresentando mudanças drásticas de comportamento. Isso tudo resulta numa constância de furacões, enchentes, seca, praga de insetos e epidemias. O efeito no futuro será um caos político, econômico e social.


La Belle Verte / Turista Espacial (França, 1996 – 99 minutos)
Direção: Coline Serreau
Gênero: Comédia

Sinopse: Esta é uma genial comédia francesa de ficção científica com temática ufológica." foi dirigido e protagonizado por Coline Serreau. A trama toda é centrada em Mila, uma extraterrestre de 150 anos e cinco filhos, que vem à Terra como parte de uma coalização intergaláctica.

De um planeta adiantadíssimo, a alienígena vem para nos trazer uma mensagem de harmonia com a natureza. A Terra ainda é considerada pelo seu grupo como o único planeta incorrigível. Mila tem codificados em seu cérebro dois programas telepáticos, criados para reestruturar o modo de pensar destrutivo dos humanos.Ela pousa em Paris sem que ninguém perceba a sua chegada...

Logo de cara, não se dá bem com a nossa alimentação e precisa segurar recém-nascidos que lhe transmitem energia. Numa maternidade, Mila conhece um médico que a ajudará em sua importante missão.
Depois de muita dificuldade, a extraterrestre consegue se adaptar aos nossos costumes "atrasados" e, na volta para casa, leva consigo algumas jovens amigas e um bebê que fora abandonado pelos pais.
A diretora Coline Serreau, que recebeu prêmio pelas músicas que compôs para o filme, faz uma divertida e também sarcástica crônica sobre o nosso caótico planeta.

Programação dos Filmes: 13/06 - Baraka; 20/06 -Fim dos Tempos; 27/06 - Uma Verdade Inconveniente e 04/07 - LaBelle Verte

Até lá pessoal

Sarau da V.I.D.A. (1) - E tudo começou...

por Rogério Wong
“Uma cena, uma imagem, um momento,
o filme começa, enfim o movimento”

O que começou com a idéia de uma Mostra de Cinema, transformou-se no Sarau da V.I.D.A.

A idéia inicial era realizar um ciclo de cinema gratuito, de preferência na Zona Noroeste. Logo surgiu a proposta de realizar-se no espaço do Engenho dos Erasmos e com um pouco de reflexão optamos por exibir filmes com a temática ambiental.
Nessa proposta levantamos uma série de filmes que tratam do assunto e optamos pela exibição de quatro obras (um por semana, completando um mês de evento), La Belle Verte, Baraka, Uma Verdade Incoveniente e Fim dos Tempos foram os escolhidos.

Bom paralelamente à esta escolha surge a idéia de complementarmos a exibição cinematográfica, afinal com espaço disponível e com a idéia de propor uma reflexão acerca dos filmes, poderíamos fazer algo mais, além de exibi-los.

A primeira idéia foi o “Contador de Histórias”, tratando da transmissão oral do conhecimento, a idéia é que o público seja, ao final da exibição, convidado a contar histórias e através destas transmitir suas percepções dos filmes, a história não necessariamente precisa ser real, mas o importante é a troca. Neste processo haverá um objeto que será o símbolo da fala, ou seja, será a luz do conhecimento para o grupo naquele momento, as pessoas são livres para falar respeitando a vez do outro.

Pensando um pouquinho mais vimos a possibilidade de criar uma recepção cultural com diferentes intervenções. Nesse caso temos desde teatro e expressão corporal até danças circulares.

O evento cresceu e embora os filmes sejam a raiz do processo, eles agora estão acompanhados de outras atividades, portanto não se trata mais de uma mostra de cinema, mas sim de um Sarau (para quem não sabe “Um sarau (do latim seránus, relativo ao entardecer) é um evento cultural, onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente.), o “Sarau da V.I.D.A.”.

O Sarau acontecerá nos sábados dias 13, 20 e 27 de junho e 04 de julho no Engenho dos Erasmos com início das atividades às 14:00h e término entre 17 e 18 horas.

Semana do Meio Ambiente no Horto Municipal de São Vicente

Olá todos essa chegou até nós através da Carla Cerqueira lá do Horto de São Vicente

Segue nossa programação da Semana do Meio Ambiente 2009:

Dia 04/06 – Quinta-feira

Ong Brilha Brasil: caminhada educativa pelo parque, recolhimento de lixo, plantio de mudas, gincana educativa e exposições

Ong Camará: cineclube "Ilha das Flores" , com discussão após o filme.

Ong BSGI: Confecção de bijouterias – reutilização de jornais e revistas

COOPERBEN: Apresentação da Cadeia produtiva da reciclagem – embalagens cartonadas, óleo de cozinha, garrafas pet, etc.

Ong Maracajá e Núcleo de Educação Ambiental do Horto: Monitoria no Zôo, visita ao Espaço Maracajá e distribuição de sementes e marcadores de livro feitos de papel reciclado.

05/06 – Sexta-feira

Ong Brilha Brasil: caminhada educativa pelo parque, recolhimento de lixo, plantio de mudas, gincana educativa e exposições

Ong BSGI: Confecção de caixinhas de presente de material reciclável e oficina de Origami

COOPERBEN: Apresentação da Cadeia produtiva da reciclagem – embalagens cartonadas, óleo de cozinha, garrafas pet, etc.

Ong Maracajá e Núcleo de Educação Ambiental do Horto: Monitoria no Zôo, visita

ao Espaço Maracajá e distribuição de sementes e marcadores de livro feitos de papel reciclado, plantio de espécies nativas


06/06 - Sábado

Ong Brilha Brasil: caminhada educativa pelo parque, recolhimento de

lixo, plantio de mudas, gincana educativa e exposições

Ong BSGI: Confecção de bijouterias – reutilização de jornais e revistas

COOPERBEN: Apresentação da Cadeia produtiva da reciclagem – embalagens cartonadas, óleo de cozinha, garrafas pet, etc.

Ong Maracajá e Núcleo de Educação Ambiental do Horto: Visita ao

Espaço Maracajá e distribuição de sementes e marcadores de livro feitos de papel reciclado, Mini palestras sobre os animais no zôo.


07/06 – Domingo

Ong Brilha Brasil: caminhada educativa pelo parque, recolhimento de lixo, plantio de mudas, gincana educativa e exposições

Ong BSGI: Confecção de bijouterias – reutilização de jornais e revistas

COOPERBEN: Apresentação da Cadeia produtiva da reciclagem – embalagens cartonadas, óleo de cozinha, garrafas pet, etc.

Ong Maracajá e Núcleo de Educação Ambiental do Horto: Visita ao Espaço Maracajá e distribuição de sementes e marcadores de livro feitos de papel reciclado, Mini palestras sobre os animais no zôo.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais

Somos jovens estudantes de diferentes regiões do Brasil na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Pequenos guerreiros da paz com o mesmo propósito e o mesmo desejo: cuidar do Brasil, mobilizando a população brasileira sobre as mudanças ambientais globais.

Reconhecemos o panorama ambiental nacional e nos comprometemos a lutar e defender o meio ambiente, não apenas buscando o conhecimento e o entendimento, mas também realizando ações para minimizar os problemas causadores de impactos ambientais.

Para isso, junto com milhares de escolas e comunidades em todo o país, assumimos as seguintes responsabilidades:

1. Preservaremos as nascentes e margens dos rios, protegendo as matas ciliares existentes e recuperando as que estão degradadas.

2. Praticaremos e promoveremos os 5”R”: refletiremos sobre os processos de produção desde a matéria prima até a distribuição e o descarte; recusaremos produtos que causem danos ao meio ambiente e à nossa saúde; reduziremos o consumo e a geração de lixo; reutilizaremos, sempre que possível e reciclaremos, quando necessário.

3. Sensibilizaremos e estimularemos as escolas e comunidades para que economizem energia e utilizem fontes limpas, econômicas, acessíveis e renováveis.

4. Distribuiremos e plantaremos mudas e sementes para arborizar nossas escolas, ruas e comunidades.

5. Diminuiremos o uso de sacolas plásticas e adotaremos as biodegradáveis, reutilizáveis e embalagens retornáveis na nossa comunidade.

6. Junto com a comunidade escolar, denunciaremos as queimadas, as irregularidades do lixo urbano e qualquer ação que degrade o meio ambiente, propondo, quando necessário, ações corretivas aos órgãos competentes.

7. Somaremos esforços e experiências, repensaremos os modos de utilização da água desenvolveremos novos valores e atitudes sustentáveis no cotidiano.

8. Mostraremos à comunidade a importância de reduzir os transportes poluentes, incentivaremos e cobraremos o investimento do governo em transporte público ecológico, assim minimizando a emissão de gases que intensificam o aquecimento global.

9. Disseminaremos conhecimentos para que os estudantes e a comunidade protejam e conservem o planeta, sensibilizando-os sobre as consequências do aquecimento global e sobre as possíveis soluções.

Nós, jovens brasileiros estamos unidos e contribuindo para cuidar do planeta. Esse é o nosso compromisso. Pedimos o total apoio da sociedade brasileira: autoridades, poder público, movimentos sociais, ONGs, escolas e comunidades para que essas responsabilidades sejam cumpridas.

Vamos cuidar do Brasil? Junte-se a nós!

Luziânia/GO, abril de 2009

Carta das Responsabilidades Humanas

Preâmbulo

Os seres humanos nunca sofreram tantos impactos nas áreas social, política, econômica e cultural e nunca tiveram tanto conhecimento e poder para modificar o ambiente em que vivem. Apesar das inúmeras possibilidades abertas pelas novas inter-relações que vivemos e a despeito das novas habilidades que a humanidade vem adquirindo, crises sem precedentes estão surgindo em diversas áreas.

A crescente interdependência entre os indivíduos, entre as sociedades e entre os seres humanos e a natureza como um todo intensifica os impactos imediatos ou a longo prazo, próximos ou distantes, das ações individuais e coletivas sobre o meio ambiente social e natural.

Além disso, as organizações sociais que deveriam estar capacitadas para enfrentar os novos desafios do século XXI estão cada vez menos eficazes. O poder invasivo dos mercados internacionais está enfraquecendo o papel tradicionalmente desempenhado pelos Estados. As organizações científicas buscam interesses específicos e não se dispõem a enfrentar os temas globais que desafiam a humanidade. As instituições econômicas internacionais não se dispõem a reverter o vertiginoso aumento das desigualdades. As empresas frequentemente têm adotado metas para atingir lucros a custa de interesses sociais e ambientais. As instituições religiosas não têm conseguido dar respostas para os novos desafios enfrentados pelas nossas sociedades.

Nesse contexto, cada um de nós deve assumir suas responsabilidades nos planos individual e coletivo. Aparecem novas oportunidades para enfrentar os novos desafios. Todo ser humano tem um papel a cumprir, assumindo e exercendo suas responsabilidades. O sentimento de impotência que parece prevalecer pode ser reduzido e até superado quando nos aliamos a outros e formamos uma força coletiva.

Embora todas as pessoas sejam consideradas iguais diante dos Direitos Humanos, as suas responsabilidades são proporcionais às suas possibilidades. A liberdade, a riqueza, o acesso a informação, o conhecimento e o poder aumentam a capacidade das pessoas exercerem as suas responsabilidades e responderem pelos seus atos.

As responsabilidades estão relacionadas com o presente e o com o futuro, como também com as ações passadas. Os danos causados pela coletividade devem ser assumidos moralmente pelo grupo envolvido e reparados na medida do possível. Devemos ser humildes e prudentes, na medida em que só entendemos parcialmente as conseqüências de nossas ações imediatas e futuras.


Princípios para conduzir o exercício das Responsabilidades Humanas

1. Todos nós temos a responsabilidade de agir de forma tal que os Direitos Humanos se reafirmem em nossos modos de pensar e em nossas atitudes.

2. A dignidade de cada pessoa deve contribuir para a afirmação da liberdade e da dignidade dos outros.

3. Faz parte das responsabilidades garantir que cada um tenha a possibilidade de desenvolver suas potencialidades ao máximo, incluindo as necessidades materiais, as aspirações imateriais e o compromisso de contribuir com o bem comum.

4. O caminho para uma paz duradoura requer liberdade, justiça e um processo de reconciliação que respeite, em todos os casos, a dignidade e os direitos humanos.

5. A pesquisa e o desenvolvimento dos recursos naturais requeridos para a satisfação das necessidades humanas e a busca da prosperidade devem apoiar-se em um compromisso com o princípio da precaução, de forma a garantir a proteção proativa do meio ambiente, o manejo controlado de sua diversidade e a distribuição eqüitativa das riquezas.

6. Para atingir o máximo desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e das competências técnicas é preciso valorizar diferentes sistemas de saber e modos de conhecimento, compartilhando-os e pondo-os a serviço da solidariedade e de uma cultura de paz.

7. A liberdade da pesquisa científica requer o respeito a critérios éticos, tais como a valorização da biodiversividade, o respeito pela dignidade da vida humana e pelas outras formas de vida e a aceitação dos limites do conhecimento humano.

8. O exercício do poder é legítimo quando está a serviço do bem comum e quando quem o exerce responde por seus atos diante daqueles para quem esse poder é exercido.

9. Nas decisões sobre prioridades de curto prazo, a avaliação das conseqüências deve ser feita de acordo com prioridades éticas, de justiça e de proteção ambiental intergeracional, levando-se em consideração os riscos e as incertezas de longo prazo.

10. Para responder aos desafios presentes e futuros é necessário conciliar a ação solidária e o respeito às especificidades culturais.

Saiba mais em: http://www.carta-responsabilidades-humanas.net/spip.php?page=sommaire&lang=pt_br

Carta Jovens Cuidando do Brasil

Introdução

Estamos elaborando este trabalho para mostrar a sociedade o que está acontecendo com o meio ambiente e com o Brasil, para que se mobilizem e tentem mudar a realidade de hoje. A Conferencia do Meio Ambiente chegou até os estudantes com o principal objetivo de alertar o Brasil sobre os problemas ambientais que estão presentes no cotidiano dos estudantes, tendo a participação de 15.148 escolas, 5.300.000 pessoas. Escolas que marcaram presença foram: escolas indígenas, quilombolas, pescadores, ribeirinhas, assentamento, caiçaras, portadores de necessidades especiais entre outros, somando o total de mais de 296 escolas. Participaram ao total 400 delegados de todo o país.

A notícia chegou nas escolas, em meados de setembro, que promoveram uma mini-conferência onde se elaborou propostas feitas pelos alunos, que foram sendo enviadas ao Conselho Jovem do Estado. Foram selecionados 14 delegados de cada Estado para a Conferência Nacional em Brasília.

A carta expõe propostas que foram elaboradas pelos alunos, contendo informações sobre os problemas do meio ambiente e as soluções. Esta carta é direcionada a toda a sociedade (empresas, ONGs, Governos, comunidades, escolas etc). A expectativa de todos é mobilizar a população do que ocorre no país.

Água

São muitos os problemas referentes à água no nosso país, dentre eles, é válido ressaltar a falta de saneamento básico; o desperdício de água (inclusive nas descargas sanitárias); a poluição dos rios; a falta de informação, conscientização e compromisso por parte da população; bem como a falta de apoio dos órgãos públicos, principalmente no que diz respeito a disponibilização de verbas, fiscalização das áreas de preservação ambiental e um tratamento mais efetivo com relação às penitências aplicadas aos infratores ambientais.Pensando nesses problemas propomos:

Proposta 1

Formular um plano de ação para conscientização da população da necessidade de preservação da água. O plano deverá envolver os órgãos públicos, empresas, comunidade, escolas e universidades, utilizando os meios de comunicação (jornais, revistas, TV e rádio), formas artísticas em geral (filmes, peças, músicas, palestras e passeatas).

Inúmeras sugestões poderiam ser feitas, contudo, destacamos a necessidade urgente do estabelecimento de uma estreita parceria entre população e governo, visando a melhoria da qualidade de vida para todos e também o real cumprimento das leis ambientais. Para tanto, sugere-se a criação de um site de divulgação dos problemas ambientais; a cobrança de impostos para o desperdício de água; o uso da mídia em geral como importante mecanismo de informação e comunicação; um maior monitoramento do uso das águas por parte dos órgãos públicos competentes; aumento das campanhas de conscientização; preservação das nascentes; reflorestamento das matas ciliares; mobilização da comunidade contra o desmatamento; inclusão dos órgãos privados na luta pela preservação da água; produção de materiais em braile; campanhas informativas sobre os incalculáveis prejuízos do lixo radioativo nas águas; e o envolvimento de um número maior de ONGs e instituições educacionais na sensibilização e mobilização de toda a sociedade sobre a importância da preservação das águas.

Nós, jovens e adolescentes, podemos multiplicar os delegados, formando ONGs juvenis, uma vez que, tendo como objetivo dar continuidade às propostas apresentadas nessa conferência, os próprios jovens podem tomar muitas iniciativas, dentre elas, criar mutirões de limpeza, procurar ajuda da sociedade e dos órgãos públicos e privados para a solução dos problemas que se apresentam.

Outra ação que pode ser feita pelos jovens é pedir ajuda aos protetores ambientais e a mídia, tendo em vista que estes são importantes aliados na luta pela conscientização da população em geral sobre a importância de estarmos preservando a água para garantir nossa própria sobrevivência e a sobrevivência das gerações futuras.

Proposta 2

Criar um programa nacional chamado SEDE ZERO estabelecendo metas prioritárias e prazos, dando enfoque a questão como a erradicação de problemas causados pela falta de saneamento básico, campanhas efetivas de conscientização sobre o uso da água e realização de mutirões de limpeza dos rios e córregos.

Fiscalização rigorosa para a punição, fazendo cumprir as leis. Divulgação dos problemas das águas para que haja uma sensibilização através de projetos e também desperdício. A preservação das nascentes com a conservação da mata ciliar e a mobilização contra o desmatamento é uma das formas de manter a água limpa.

Para conscientização pode-se criar redes de voluntários para trabalhar na comunidade sobre a questão ambiental.

Criar um projeto para o tratamento da água da chuva, criando redes de reutilização.

Quanto aos municípios, criar grupos de fiscalização, criar uma cota de consumo de água. Além disso, organizar cursos para que o jovem aprenda a cuidar mais da água, combatendo a corrupção.

O auxílio pode vir por parte dos governos, dos órgãos públicos, ONGs e também das escolas, que podem trabalhar mais os temas. A população ajudando, fazendo sua parte.

E também dos cientistas trabalhando para encontrar formas de reverter a poluição dos rios pelos esgotos e do subsolo por agrotóxicos conseguindo outros recursos para esses problemas, além de recursos para que se possa fazer o monitoramento da qualidade da água.

As empresas privadas fornecerem auxílio e não poluir. Participando da criação de projetos de conscientização apoiados pela mídia.

Cada um deve fazer a sua parte, criando grupos de jovens, promovendo passeatas, palestras e campanhas educativas nas escolas e na comunidade.

Nós, adolescentes, também podemos economizar água e não poluir, preservando o que nos resta de água potável.

Mensagem aos jovens

Nós, delegados, representantes de todos os jovens, deixamos o alerta que o futuro desse planeta está em nossas mãos. Por isso, lutem pelo meio-ambiente e pelos recursos hídricos! Só depende de nós. Façam com que essa delegação de defensores se amplie, participe!

Escola

Devido à falta de empenho do governo e verbas para construção de novas escolas capazes de formar cidadãos críticos e a manutenção das mesmas, encontramos uma péssima qualidade do ensino no país, que se reflete nos índices de violência, fome e desemprego. Outra questão é a falta de coleta seletiva nas escolas pela má utilização do lixo na mesma. Podendo ser influenciada também pela falta de alerta dos pais, e conscientização nas escolas. Propomos:

Proposta 1

Criar escolas em todas as comunidades para formar cidadãos e cidadãs conscientes dos seus direitos e obrigações, diminuindo o índice de desemprego, violência, fome, deixando o meio ambiente com saúde, pois entendemos a educação como base de tudo na vida do ser humano.

Para a realização da proposta que se refere a criação de escolas em todas as comunidades, se faz necessário que haja incentivo fiscal do governo junto a população para a criação de escolas com professores qualificados para trabalhar com jovens, além de melhorias no lazer e na alimentação disponível aos alunos. Para fortalecer o conceito de Educação Ambiental, fundamental na formação de cidadãos críticos, é importante a criação de uma matéria específica relacionada ao meio ambiente.

Desenvolvendo um projeto de coleta seletiva e reciclagem do lixo produzido nas escolas, na comunidade e na zona rural de todo o país, reutilizando o material orgânico como fertilizante na horta escolar e o inorgânico como matéria prima para as oficinas de arte, o lixo além de ser reutilizado deixa de poluir ajudando ainda na conscientização.

Proposta 2

Desenvolvendo um projeto de coleta seletiva e reciclagem do lixo produzido na escola, reutilizado o material orgânico como fertilizante na horta escolar e o inorgânico como matéria prima para oficinas de artes.

Já com relação à reciclagem, precisamos ter locais na escola onde possamos trabalhá-la, transformando o lixo orgânico (através da compostagem) em adubo para a horta escolar e o lixo inorgânico como matéria-prima para as aulas de arte. O governo deveria, através de uma parceria com ONGs, promover campanhas para incentivar a instalação de hortas nas escolas e capacitar professores para a realização do processo de reutilização do lixo em forma de arte.

Nós jovens podemos formar mutirões para a reutilização do lixo.Ser exemplos e começar por nossas atitudes. Devemos nos comprometer em realizar projetos que tenham resultados positivos. Também podemos contribuir para a melhoria de ensino no nosso país, para isso seria necessário maior empenho e respeito com as nossas escolas.Temos que preservar o ambiente escolar e criar grêmios estudantis para estamos presentes nas decisões.Todos os jovens devem se mobilizar, pois assim estaríamos colaborando com o bem estar de todos.

Mensagem aos jovens

Nós jovens devemos nos organizar para a construção de projetos, onde possamos juntos com a população e órgãos responsáveis nos responsabilizar pelo bem estar do nosso patrimônio.

Com respeito à construção de escolas qualificadas para a formação de cidadãos críticos, onde tenhamos o direito de se alimentar, um espaço de lazer e para criação de arte com materiais recicláveis, devemos estar a disposição para cobrar e também fazer nossa parte.

É dever de cada um de nós, lutar por nossos direitos e saber quais são nossas obrigações. Tudo isso com o objetivo de ter escolas dignas e capazes de formar bons cidadãos.

Seres Vivos

O maior problema entre os seres vivos é o desequilíbrio ecológico causado pela extinção de animais, caça predatória, dando prosseguimento ao prejuízo da biodiversidade. A falta de investimento dos órgãos de fiscalização ambiental gera então um regimento inadequado da lei, assim não tendo uma aplicação correta das penas. Um exemplo desse problema é o pagamento obrigatório de multas aplicadas a empresas poluentes, o qual poderia ser retribuído através de ações que reduzissem a destruição ambiental cometidas pelas mesmas. O desenvolvimento de tecnologias que prejudicam o meio ambiente, a falta de conhecimento e informações sobre educação ambiental, e o desmatamento das matas ciliares e nativas de cada região do Brasil são os fatores que mais afetam os seres vivos.

Proposta 1

Vamos cuidar dos seres vivos - evitar as queimadas, reflorestar áreas desmatadas, criar parques de proteção ambiental, construir cativeiros para proteger espécies em extinção, cumprimento de lei dos crimes ambientais com penas mais rigorosas para a pirataria, tráficos de animais silvestres, pesca predatória e indústrias que se beneficiam do contrabando de peles de animais silvestres e madeira.

Os elementos fundamentais para um meio ambiente melhor são os órgãos fiscalizadores, mas como eles não podem estar sempre em todos os lugares, necessitamos de uma grande união entre órgãos ambientais, ONGs, ambientalistas, secretarias e Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente, da mídia e da comunidade. É importante um patrocínio especial de pequenas e grandes empresas junto a segurança de órgãos florestais, juntamente com a criação de conselhos jovens nas escolas.

Para uma proteção especial aos seres vivos deve-se ampliar a segurança ambiental já existente para os animais silvestres contra venda ilegal, ou seja, biopirataria, com a prisão de infratores. Com relação à população poderia se fazer a conscientização também em cartilhas de braile, programas com tradução para libras, um projeto com a comunidade e o município que se tornem leis para combater a poluição com a coleta seletiva.

Nós jovens podemos ajudar com a sensibilização das pessoas através de informações sobre como reciclar o lixo nas escolas e como fazer cooperativas de reciclagem. Podemos também adotar movimentos ambientalistas nas escolas juntamente com ONGs, com a participação de portadores de necessidades especiais. Mas, para fazermos tudo isso, primeiramente temos que conhecer, amar e saber a falta que a natureza pode fazer aos seres vivos.

Proposta 2

Primeiro, aprimorar órgãos que fiscalizem as florestas em relação ao desmatamento e ao tráfico de animais; segundo, multas para empresas que poluírem as águas, ou até o fechamento dessas empresas, se continuarem poluindo; terceiro, fazer um trabalho de conscientização com a população mediante propagandas, encontros etc.

Com o apoio do governo federal, órgãos locais, ministério do meio ambiente e entidades de ensino multinacionais, da mídia, empresas especializadas, vigilância sanitária, guardas florestais e acima de tudo união e associação de bairros e condomínios numa forma de cobrança e fiscalização.

Para que isso tudo aconteça deve-se realizar trabalhos com o exército e forças armadas dando incentivo a criação de uma polícia ambiental para proteção da biodiversidade. Também é possível reflorestar as plantas nativas em extinção através da criação de reservas naturais com a ajuda de empresas e incentivar outras a realizar o mesmo trabalho. Colocar em prática as leis já existentes com a ajuda de intercâmbios, trocando idéias entre países. É importante desenvolver um trabalho de conscientização com os alunos na escola através do apoio da comunidade sobre assuntos relacionados a seres vivos para serem cidadãos responsáveis.

Cada jovem pode ajudar a desenvolver o eco-turismo da sua localidade com o apoio do governo. Com a comunidade podemos fazer pequenas ações como plantar árvores e incentivar a diminuição da biopirataria. Mas não basta só falar temos que agir.

Mensagem aos jovens

O meio ambiente tem que ser preservado para que nós, jovens, possamos ter um futuro saudável. Cabe a nós denunciar as agressões aos seres vivos e lutar pela sua proteção.

Comunidade

O maior problema apontado foi a falta de saneamento básico, o precário atendimento pela rede de saúde, e a má estruturação da rede de esgoto, que muitas vezes correm a céu aberto. Por esses e outros motivos a população acaba ficando doente, procurando os postos médicos sem receber um atendimento necessário. Isso prejudica a qualidade de vida, ligada ao desperdício de dinheiro, esse dinheiro necessário para a construção de aterros sanitários e lixões os quais podem além de ajudar na conscientização, ainda podem trazer ofertas de empregos para aqueles que necessitam de ajuda. As nossas propostas dependem da comunidade e por isso todos devemos ajudar, então propomos:

Proposta 1

O maior problema apontado foi a falta de saneamento básico, com reflexos na saúde da população que não consegue um atendimento eficaz na precária rede de saúde existente. São necessárias obras de ampliação das redes de esgoto, de fornecimento de água e de saúde.

Uma boa distribuição de verbas facilita o trabalho continuo da estação de tratamento do esgoto e criação de novas redes de saúde. As empresas, ONG's, mídia, população, Ministério da Saúde e a juventude podem colaborar com a Agenda 21, para que a população se envolva, lembrando que a sensibilização não pode ser apenas para alguns, mas para todos os cidadãos. O governo pode ajudar incentivando a criação de projetos elaborados pela comunidade e dando continuidade a esses trabalhos.

São necessários mutirões, passeatas, incentivo aos jovens na área de trabalho e até mesmo criações de ONG's para os adolescentes.

Não é preciso saber para fazer e sim fazer para saber que somos capazes.

Proposta 2

O problema da nossa comunidade é o que fazer com o lixo. A solução é a conscientização da sociedade para a importância da coleta seletiva e buscarmos parcerias com as autoridades locais para a reciclagem de todo o lixo produzido, gerando empregos.

O governo pode ajudar criando campanhas de conscientização utilizando a mídia, criando um local de reciclagem com máquinas apropriadas, protegendo os trabalhadores do lixão principalmente crianças e fundando cooperativas para produzir produtos a partir do lixo. Essas serviriam não só para a reciclagem, mas também para a geração de empregos.

O que ainda pode ajudar, é a realização de excursões para conhecer realidades relacionadas ao lixo, que colaborem com a conscientização.

O governo deveria incentivar empresas e pessoas que queiram investir no problema do lixo, além de criar centros comunitários que pensem coletivamente nos problemas da comunidade.

A escola contribuiria com esta questão conscientizando os alunos, através dos professores, na educação ambiental, abrindo nos finais de semana para realizar oficinas de aprendizagem, e ainda transformando lixo orgânico em adubo para as hortas escolares.

Professores participariam levando os levando seus alunos a locais onde haja coleta seletiva ou trabalho com reciclagem para que essa questão.

Mensagem aos jovens

Nós jovens somos o futuro do Brasil, e para cuidar bem do país temos que colaborar primeiramente com a nossa comunidade. Podemos expandir a consciência ambiental, além de fiscalizar o cumprimento das leis ambientais.

Alimentos

Fazendo um diagnóstico da situação dos alimentos no Brasil, podemos observar alguns problemas que afetam a sociedade brasileira em pontos diferentes, são eles: desperdício, falta de informação nas escolas, a questão dos transgênicos, a contaminação por agrotóxicos, falta de vigilância sanitária, falta de alimentos nas regiões pobres, má distribuição de renda, ausência de hortas comunitárias e escolares, falta de conscientização dos comerciantes em relação a venda e conservação dos produtos, pouca mobilização dos jovens, merenda escolar inadequada e falta de integração da comunidade.

Proposta 1

Implantação de horta comunitária com participação de toda comunidade, visando a melhoria da merenda escolar, bem como ao crescimento do aluno como um ser crítico e transformador dentro da sociedade.

Para a criação de hortas comunitárias seria preciso a introdução da educação ambiental nas escolas, para que a comunidade, juntamente com os jovens, esteja preparada para o cultivo de alimentos. Necessitamos de incentivos por parte do governo no sentido de ceder locais apropriados além de instrutores qualificados para coordenação do projeto. Além disso, mutirões e doações seriam utilizados, pois sem a mobilização da comunidade, não chegaremos a lugar algum. Também é importante ressaltar ainda que as comunidades mais carentes devem ser priorizadas na realização das hortas.

Proposta 2

Criação da Semana Nacional de Vigilância Sanitária e Cidadania Estudantil. Deverá ser escolhida uma semana em que todos os alunos visitariam feiras livres, supermercados, mercearias, açougues e afins, verificando a qualidade dos alimentos e prazos de validade e no caso de serem constatados irregularidades, informariam aos órgãos responsáveis para procederem às orientações e/ ou autuações. Esta semana tem por objetivo educar a criança e o adolescente para a prática da cidadania, uma vez que é direito do cidadão lutar pela qualidade de vida, além de fazer valer seu direito de consumidor.

A principal preocupação que levou a elaboração dessa proposta foi a falta de higiene na venda de alimentos e por causa da preocupação dos consumidores em relação a qualidade dos alimentos que ele consome. Ocorre uma falta de conscientização do comerciante e a falta de respeito com o consumidor.

Nas escolas poderia-se trabalhar mais a questão, trazendo informações através dos alunos para a comunidade.

A má distribuição dos alimentos e da renda causa a desnutrição infantil, danificando a saúde das pessoas, que muitas vezes não conseguem o atendimento necessário.

A Semana deve ser obrigatória e incluída no calendário escolar para que alunos qualificados possam exercer o papel de fiscalizadores no comércio, visitando mercados, feiras e outros. Esses alunos deverão trabalhar com campanhas de sensibilização com a comunidade através dos meios de comunicação.

Mensagem aos jovens

Após tudo isso, todos nós jovens percebemos a importância dos alimentos em nossas vidas. Porque sem eles, não temos meios de sustentabilidade e vida saudável. Um dia a raça humana poderá receber os reflexos da má administração da alimentação em nosso cotidiano.

Conclusão

Esperamos que sejam cumpridas todas as reivindicações das propostas apresentadas. Aos jovens, aguardamos que continuem sua luta pela defesa do meio ambiente. E aos que não conhecem, procurem entender o que o meio ambiente significa para sua vida.

Pedimos ajuda ao legislativo para que abracem essa campanha e discutam essas leis que beneficiam o meio ambiente.

Queremos dizer que as leis devem ser cumpridas e que nós vamos cobrar. Acreditamos que a mídia tem grande peso sobre a conferência, assim pedimos colaboração para continuarmos conscientizando a população.

Agradecemos aos que promoveram a conferência, dando oportunidade aos jovens demonstrar a sua força e união e gostaríamos de mais espaços como este para sermos ouvidos. Queremos continuar os agradecimentos ao Conselho Jovem, Comissão Organizadora Estadual, Apoiadores, Facilitadores da Conferência, Governos etc. A motivação é importante e esperamos reações. Jovens unidos jamais serão vencidos.

Onde tudo começou ...

Competia ao curso Ministrado no Jardim Botânico de Santos a abordagem básica e avançada de temas voltados à: Monitoria Ambiental, Reciclagem e Artesanato, Ecoturismo e Agrossilvicultura, bem como, Planejamento, Criação de Projetos, Consultoria na área Ambiental.
Exemplos: EIA-RIMA, Licenciamento Ambiental, Plano de Manejo em Áreas Degradadas como o objetivo de fomentar o Ecomercado de trabalho.
Com todas essas vivências, hoje a ONG VIDA é uma realidade.






Arquivo => http://www.iflorestal.sp.gov.br/rbcv/nucleo_santos.asp

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