quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Exposição "Consumo Sustentável"

Você já parou para pensar sobre o que é um produto natural? Ou então de onde vêm os produtos que você consome?

A proposta da exposição é levar o visitante a refletir sobre os hábitos de consumo e a origem dos produtos. Inicialmente vemos o planeta onde vivemos e pergunta-se? Qual o nome deste planeta? Seria possível chamá-lo de Planeta Água?
E onde está a água própria para o consumo humano?

Se imaginássemos uma garrafa PET de 2 litros, contendo o equivalente a toda água do planeta, somente o que caberia na tampa seria própria para consumo, além disso devemos considerar que parte desta água está congelada nas geleiras. E os produtos que consumimos? De onde vem o queijo? As panelas? Detergentes então? E um carro?
A intervenção espera clarear o caminho utilizado na produção dos mais variados produtos, além de propor uma reflexão sobre os resíduos s gerados deste consumo. Um dos banners já indica “Do ponto de vista do planeta, não existe como jogar fora. Porque não existe FORA.”

A exposição apresenta algumas alternativas de reaproveitamento , incluindo outras ações da ONG V.I.D.A., como a coleta de óleo de cozinha utilizado para produção de sabão e o reaproveitamento de garrafas PET para fabricação de vassouras e cercados de árvores.

No fim é utilizada uma avaliação escrita juntamente com relatos orais onde o visitante/grupo tem a oportunidade de trocar experiências e quem sabe ajudar a construir novas vivências.










Maiores informações sobre a exposição no telefone 3288 - 3674 com Edson Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde tudo começou ...

Competia ao curso Ministrado no Jardim Botânico de Santos a abordagem básica e avançada de temas voltados à: Monitoria Ambiental, Reciclagem e Artesanato, Ecoturismo e Agrossilvicultura, bem como, Planejamento, Criação de Projetos, Consultoria na área Ambiental.
Exemplos: EIA-RIMA, Licenciamento Ambiental, Plano de Manejo em Áreas Degradadas como o objetivo de fomentar o Ecomercado de trabalho.
Com todas essas vivências, hoje a ONG VIDA é uma realidade.






Arquivo => http://www.iflorestal.sp.gov.br/rbcv/nucleo_santos.asp

Livros