quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sarau da V.I.D.A. (2) - Sinopse dos Filmes

por Rogério Wong

Bom como os filmes são a veia principal do Sarau, falemos um pouquinho sobre eles.

A proposta é oferecer gêneros diferentes de filmes, onde o publico possa identificar-se com um ou mais gêneros, mostrando a diversidade que existe nessa forma de arte.

Primeiramente “La Belle Verte” (também conhecido como Turista Espacial), é uma comédia francesa da década de 90, onde vemos um exemplo do cinema europeu, em “Baraka”, observamos uma experiência de cinema não-verbal, sem diálogos, onde o expectador é levado a uma viagem em torno do planeta. Já “Uma Verdade Incoveniente” é um documentário com explicações e dados científicos, enquanto “Fim dos Tempos” é um filme com apelo mais hollywoodiano, do mesmo diretor de sexto-sentido.


Seguem sinopses dos filmes:

Baraka / Baraka - Um Mundo Através das Palavras (EUA, 1992 – 106 minutos)
Direção: Ron Fricke Música: Michael Stearns
Gênero: Filme Não-Verbal

Sinopse: Baraka é uma antiga palavra com significados em várias línguas que pode ser traduzida como benção ou como o sopro ou a essência da vida de onde se desencadeia o processo da evolução da vida. Baraka, através de uma turnê poética e transcendental em 24 países, em seis continentes do globo, é de tirar o fôlego. Ambientado ao som de ritmos vividos de vários rituais religiosos e ao próprio som da natureza, Baraka é a reprodução visual da ligação humana com a Terra. Ao visitar lugares tão diversificados como China, Brasil, Kuwait e a maior parte das paisagens dos EUA e da Europa, dentre outros países, Baraka captura não só a harmonia, mas também a calamidade existente na humanidade e na natureza. Entretanto, meras palavras não fazem jus ao filme – Baraka deve ser visto, sentido e vivido para ser compreendido.

The Happening / Fim dos Tempos (EUA, 2008 – 91 minutos)
Direção: M. Night Shyamalan
Gênero: Suspense

Sinopse: Tudo começa sem um aviso claro. Parece surgir do nada. Em questão de minutos, irrompem nas principais cidades americanas episódios de mortes arrepiantes e estranhas que desafiam a razão e surpreendem a mente por sua chocante capacidade de destruição. O que estará causando esse repentino e total colapso do comportamento humano? Será um novo tipo de ataque terrorista, uma experiência mal-sucedida, uma arma diabolicamente tóxica, um vírus fora de controle? Propaga-se pelo ar, pela água... Mas como?
Para Elliot Moore (Mark Wahlberg) professor de Ciências de um colégio da Filadélfia, o que mais importa é encontrar uma forma de escapar ao fenômeno misterioso e mortal. Embora ele e sua mulher Alma (Zooey Deschanel) estejam no auge de uma crise conjugal, eles pegam a estrada, primeiramente de trem, depois de carro, junto com um amigo de Elliot, o professor de matemática Jullian (John Leguizamo) e sua filha de 8 anos Jess (Ashlyn Sanchez), e seguem em direção às fazendas da Pennsylvania, onde esperam estar fora do alcance dos ataques. No entanto, logo fica claro que ninguém, e nenhum lugar,está a salvo. Esse fenômeno aterrorizante e invisível não pode ser vencido. Somente quando Elliot começa a descobrir a verdadeira natureza daquilo que os espreita lá fora e o que desencadeou essa força que ameaça o futuro da humanidade é que vislumbra uma ponta de esperança de que sua família possa escapar do que está acontecendo.


An Inconvenient Truth / Uma Verdade Inconveniente (EUA, 2006 – 100 minutos)
Direção: Davis Guggenheim
Gênero: Documentário

Sinopse: O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. O documentário é essencialmente uma versão em película do slide-show que Gore vem exibindo desde 1978 sobre a sistemática destruição do meio ambiente, devido ao dióxido de carbono preso na atmosfera terrestre. Segundo Gore, o debate está terminado. A comunidade científica concorda que o planeta está aquecendo e os responsáveis somos nós. Os efeitos têm sido e serão ainda mais catastróficos. Em sua palestra, Gore apresenta dados factuais que as calotas polares estão derretendo, o nível dos oceanos está subindo e o clima vem apresentando mudanças drásticas de comportamento. Isso tudo resulta numa constância de furacões, enchentes, seca, praga de insetos e epidemias. O efeito no futuro será um caos político, econômico e social.


La Belle Verte / Turista Espacial (França, 1996 – 99 minutos)
Direção: Coline Serreau
Gênero: Comédia

Sinopse: Esta é uma genial comédia francesa de ficção científica com temática ufológica." foi dirigido e protagonizado por Coline Serreau. A trama toda é centrada em Mila, uma extraterrestre de 150 anos e cinco filhos, que vem à Terra como parte de uma coalização intergaláctica.

De um planeta adiantadíssimo, a alienígena vem para nos trazer uma mensagem de harmonia com a natureza. A Terra ainda é considerada pelo seu grupo como o único planeta incorrigível. Mila tem codificados em seu cérebro dois programas telepáticos, criados para reestruturar o modo de pensar destrutivo dos humanos.Ela pousa em Paris sem que ninguém perceba a sua chegada...

Logo de cara, não se dá bem com a nossa alimentação e precisa segurar recém-nascidos que lhe transmitem energia. Numa maternidade, Mila conhece um médico que a ajudará em sua importante missão.
Depois de muita dificuldade, a extraterrestre consegue se adaptar aos nossos costumes "atrasados" e, na volta para casa, leva consigo algumas jovens amigas e um bebê que fora abandonado pelos pais.
A diretora Coline Serreau, que recebeu prêmio pelas músicas que compôs para o filme, faz uma divertida e também sarcástica crônica sobre o nosso caótico planeta.

Programação dos Filmes: 13/06 - Baraka; 20/06 -Fim dos Tempos; 27/06 - Uma Verdade Inconveniente e 04/07 - LaBelle Verte

Até lá pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde tudo começou ...

Competia ao curso Ministrado no Jardim Botânico de Santos a abordagem básica e avançada de temas voltados à: Monitoria Ambiental, Reciclagem e Artesanato, Ecoturismo e Agrossilvicultura, bem como, Planejamento, Criação de Projetos, Consultoria na área Ambiental.
Exemplos: EIA-RIMA, Licenciamento Ambiental, Plano de Manejo em Áreas Degradadas como o objetivo de fomentar o Ecomercado de trabalho.
Com todas essas vivências, hoje a ONG VIDA é uma realidade.






Arquivo => http://www.iflorestal.sp.gov.br/rbcv/nucleo_santos.asp

Livros